quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aroma e Sabor do Cognac


Uma bebida que agrada paladares, da um toque especial no café, em trufas e bombons. Seus degustadores exigem cuidado ao levá-la até a boca para não perder o sabor e, para eles, o prazer da bebida começa desde o seu aroma.

Destilado do vinho, o conhaque surgiu por volta do século XII na região de Cognac, sudeste da França. Naquela época os vinhedos estavam com problemas, além do vinho estragar rápido, por sua qualidade ser inferior, o governo cobrava altas taxas para exportar bebidas. Alguns vinicultores pensando em sanar os problemas, resolveram destilar uma parte do vinho. Parte do álcool obtido na destilação acabou envelhecendo em barris. Com o passar do tempo essa bebida adquiriu uma cor caramelo e perdeu muito de seu ardor, originando o conhaque.

Até o século XVII, era consumido como o uísque antes das refeições. Mas uma praga atingiu os vinhedos europeus. Com isto o preço do vinho ficou em alta, e como consequência, teve que diminuir o consumo do conhaque e suas doses. Justificando assim o seu preço elevado, já que é necessário cerca de cinco litros de vinho para fazer um litro de conhaque.

Curiosidades:
Você sabia que o envelhecimento do conhaque recebe seis faixas classificatórias?
Conheça elas:
☆☆☆ (Three Stars) - Cognac standart, 5 anos de envelhecimento
V.O. - Very Old, mais de 5 anos de envelhecimento
V.S.O. - Very Special Old, mais de 15 anos de envelhecimento

V.S.O.P. - Very Special Old Pale, mais de 20 anos de envelhecimento

V.V.S.O.P. - Very Very Special Old Pale, mais de 25 anos de envelhecimento

X.O. - Extra Old, mais de 30 anos de envelhecimento (alguns não consideram tal classificação, continuando a classificar conhaques acima de 30 anos como V.V.S.O.P.).

Deguste um bom conhaque de forma correta

Deve ser servido à temperatura ambiente em taças menores, cujo fundo caiba na palma de sua mão. Ao longo da degustação, o contato da taça com a mão permiti que a temperatura do líquido suba lenta e gradativamente e, assim, permitir o desprendimento dos aromas da bebida.

Dica para saborear o Cognac no friozinho

Uma bebida que pode ser servida para aquecer sua noite e trazer sabor a uma combinação magnífica, apresento o choconhaque



Ingredientes
250 ml de leite quente
50 ml de conhaque
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Açúcar, chantili e canela em pó em quantidade de sua preferência.
Misture bem o leite, conhaque e a açúcar a gosto.
Coloque nas xícaras com chantili, polvilhe canela e sirva-se.


Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...