sábado, 4 de junho de 2011

Festa Junina, o cardápio Caipira!

Breve história:
Esta tradicional comemoração chegou no Brasil pelos portugueses na época da colonização, mas ela já era comemorada no período pré-gregoriano com uma festa de fertilidade da terra e, acontecia no dia do solstício - o dia mais longo do ano, ocorrido em 24 de junho. Mais tarde a igreja católica começou a comemorar o nascimento de são João Batista, que coincide com a mesma data do solstício, daí, outras datas entraram no calendário. O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho - festa de Santo Antônio, 24 de junho São João e 29 de junho - São Pedro.



fotos: SECOM-CG

Curiosidades: A maior festa de São João do mundo é realizada na cidade de Campina Grande (Paraíba);
     A quadrilha é uma dança de origem francesa e antigamente as festas juninas tinham prestígios na corte. As mulheres usavam seus vestidos mais bonitos e rodados;
     A fogueira existente em todas as festas são montadas de acordo com cada santo. Para o santo Antônio a fogueira é quadrangular, para são João a fogueira é em forma de pirâmide e para são Pedro ela é em forma triangular;
      Durante as festas juninas são feitos pequenos rituais (simpatias) destinados aos santos para que estes ajudem a realizar o pedido de cada um. O mais conhecido é Santo Antonio, considerado o casamenteiro. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta e as mulheres que querem se casar devem comer deste pão.

Cardápio Caipira:
      Uma das melhores partes desta tradicional festa é as comidinhas. A maioria das guloseimas é à base de milho, porque está é a época propicia para a boa safra deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio arroz doce, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, paçoca, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.


veja nossas receitas de Festa Junina.

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...