terça-feira, 19 de julho de 2011

Como fazer Chimichurri



O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

Receita

10 gr de salsinha,
10 gr de alho,
10 gr de cebola,
10 gr de tomilho,
10 gr de orégano,
10 gr de pimenta vermelha moida,
10 gr de pimentão,
10 gr de louro,
10 gr de pimenta do reino negra,
10 gr de mostarda em pó,
10 gr de salsão,

ou aumente a quantidade de acordo com a necessidade de uso o importante é que todos os ingredientes estejam nas mesmas porções desidradatos, em flocos ou triturados, pode ser feito no processador ou no liquidificador.

0 vinagre e azeite de oliva só devem ser acrescentados uns 30 min antes do uso, assim os ingredientes quando permanecem desidratados duram aproximadamente 1 ano.  
Eu particularmente tempero quase tudo, arroz, feijão, saladas, molhos, assados, cozidos, sopas, caldos e cremes, enfim é delicioso..

veja outras opções de temperos no Cozinha de A a Z  do Portal Gastrovia

curiosidades:

Conheci  este molho nas minhas andanças pelo Mercadão e pela zona cerealista de São Paulo, foi uma das melhores descobertas que fiz..

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão, tomate seco em flocos e outras muitas variadas versões e ingredientes. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.

A origem do nome é controversa e nas várias versões prevalece a tradição oral, de difícil verificação. Alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses ou prisioneiros decorrentes da invasão inglesa que deram início ao nome, dizendo "give me the curry" (dá-me o molho) ou adicionando o "tche" :"tche my curry" (tche meu molho). Cita-se ainda um comerciante inglês ou irlandes  Jimmy Curry ou James C. Hurra, inventou o molho, seu nome deu origem à palavra.
Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri , que significa mistura. (minha preferida)

O mais importante é que independente das versões,  seu sabor é fantastico e valorizará seu prato.


segue algumas opções industrializadas..







quer saber sobre outros temperos clique aqui 

fonte:
http://www.patofa.com/spanish/13629/-191que-es-el-chimichurri

http://www.aquiargentina.com.br/noticia.php?id=54&tipo_noticia=frente
http://www.vivirenargentina.com/en/cuisine-a-wines/recipes/548-chimichurri-sera-cierto.html
http://www.seiserre.com.ar/eng/6r/ingles/mezclas/chimichurri.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

Provei deste tempero em Penedo(RJ),é maravilhoso com peixe.
Cris(SP)

Anônimo disse...

Esse molho realmente é mto bom, da um toque mto especial na carne, provei no restaurante "Barbecue" aqui em minha cidade (São José do Rio Preto - SP)
Ele veio como acompanhamento em uma porção de picanha angus

♠ Ana Teles | Telita ♠ disse...

OBRIGADA!

Trouxeram-me este tempero (desidratado) do Brasil e ADOREI. Só que em Portugal não sei onde comprar!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

Ana Teles | Telita disse...

Agora só me falta traduzir para saber onde encontrar os ingredientes. :)

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...