quinta-feira, 21 de julho de 2011

Culinária italiana é o tema do III Festival Gastronômico de Campinas

III Festival Gastrônico de Campinas


Culinária italiana é o tema do III Festival Gastronômico de Campinas, começou no dia 15 de julho e vai até 7 de agosto em 51 restaurantes de Campinas e de outras seis cidades da região: Santo Antonio de Posse, Indaiatuba, Jaguariúna, Holambra, Valinhos e Vinhedo, que participam como convidados.

Durante o Festival, os restaurantes participantes vão oferecer aos clientes pratos especiais e exclusivos da culinária italiana. O Festival Gastronômico é uma promoção do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST). Além dos famosos pratos da cozinha italiana, o Festival traz cursos, eventos culturais, workshops e um concurso.

“A ideia é que o evento fique reconhecido nacionalmente e contribua para alavancar o turismo de lazer em Campinas pelo fomento do turismo gastronômico”, disse o chef e presidente do CRCVB, Sérgio Rauen.

De acordo com ele, o Festival traz também benefícios para os clientes frequentes dos restaurantes, bem como atrai para os estabelecimentos novos fregueses. O Festival também provoca um efeito positivo na indústria de hotéis, porque a cada edição mais pessoas de outras cidades vêm a Campinas para participar do evento. Ainda de acordo com Rauen, as vantagens para os restaurantes são a geração de novos negócios e o aumento de 10% da frequência, que normalmente é registrada nos estabelecimentos.

Outras informações e a programação do Festival Gastronômico pode ser conferida no site www.muitomaiscampinas.com.br.

Novidades
A terceira edição do Festival Gastronômico de Campinas traz várias novidades. A primeira delas é que o festival vai ocorrer todos os dias da semana e não só de quinta-feira a domingo, como era nas edições anteriores. “O evento ganhou fôlego e muitos gourmets voltavam aos restaurantes durante a semana para degustar o mesmo prato do final de semana. Assim, a ampliação do Festival atende à solicitação dos donos de restaurantes e dos gourmets”, explica o presidente do CCVB, Sérgio Rauen.

Outra novidade que vai chamar atenção dos aspirantes a chefs é o “Cozinha Show Prática”, que vai mostrar a preparação e, posteriormente, a degustação dos pratos. E, para estes eventos, o chef convidado vem de uma das escolas de culinárias mais renomadas do mundo, cuja sede fica em Turino, na Itália. Ele é Mario Sobbia, chef do Italian Culinary Institute for Foreigners, que tem uma unidade no Brasil em Caxias do Sul, RS. Sobbia também assinou o cardápio do jantar de lançamento do Festival Gastronômico, para convidados, no dia 14 de julho. O “Cozinha Show Prática” tem vários cursos na programação, como antepastos, carnes, peixes e doces, tipicamente italianos.

O “Cozinha Show Gourmet” é outra atração do evento, que também vai oferecer cursos de pratos italianos no espaço da Cozinha Gourmet da Campinas Decor, que foi montada na Estação Cultura. Além disso, os interessados na arte culinária também podem participar de atrações exclusivas para os visitantes que serão realizadas nas dependências dos restaurantes participantes do Festival.

A programação do Festival também prevê atrações culturais e artísticas nos restaurantes, como apresentações musicais, peças de teatro e exposições.

Concurso
Além de provar os pratos da tradicional culinária italiana, o visitante pode participar de um concurso cultural. Basta responder à pergunta: “Qual a melhor maneira de provar os sabores da gastronomia italiana?”. As frases mais criativas ganham prêmios como, por exemplo, passagens aéreas para destinos nacionais, jantares e diárias de hotéis.

Por quê a Itália?

A opção de homenagear a culinária italiana justifica-se não só pela excelência dos pratos, que harmoniza muitos séculos de sabores árabes, normandos, espanhóis, entre outros; mas, principalmente, pela imigração, que fez do Brasil um dos “países mais italianos do mundo”. Na região não é diferente. Os italianos foram a maioria no impulso à cultura do café no começo do século passado e a imigração foi a mais forte na cidade na década de 1930.

Em 2009, na criação do Festival Gastronômico de Campinas, o tema foi a culinária francesa (em homenagem ao ano da França no Brasil), com 28 restaurantes participantes. Na segunda edição, em 2010, Campinas homenageou a culinária paulista e 40 restaurantes aderiram à proposta.


Confira os restaurantes participantes da III edição do Festival Gastronômico de Campinas
68 La Pizzeria
Babbo Giovanni Pizzaria
Bar do Marcelino
Bar Olivetto
Baracat Restaurante
Brou'né
Cantina Fellini
Cantina Romanos
Casa de Maria Bistrô
Cayena Bistrô
Conte Restaurante
Corina Roticeria e Restaurante
Estação Marupiara
Fiducia Pizzaria
Forneria San Pietro - Shopping Iguatemi Campinas
Gallo Nero Ristoranti
Giovannetti do Cambuí
Joe & Leo's Family Restaurant - Parque D. Pedro Shopping
Kaizen Japanese Food
La Campagna Ristorante
La Pasta Gialla
L'Alouette
Lellis Trattoria
Olivetto Restaurante e Enoteca
Pizzaria Bráz
Restaurante Ca´Di Mattone
Restaurante Strogonoff
Restaurante Théo Medeiros
São Firmino Botequim - Parque D. Pedro Shopping
Tonico`s Boteco
Uva Bar
Vila Paraíso Restaurante Bar

RESTAURANTES DE HOTEL
Bellini Ristorante - Vitória Hotel Campinas
del Jardin - Hotel Tryp Campinas
La Palette Bistrô - Royal Palm Plaza - Resort Campinas
Matisse Restaurante - Royal Palm Residence
O Maestro Restaurante - Hotel Premium Norte
Ópera Morena - Mercure Hotel Campinas
Restaurante Park Tower - Park Tower Hotel
Sol Inn Barão Geraldo Restaurante - Hotel Sol Inn Barão Geraldo
Vick Pizza Bar & Cozinha - Vitória Hotel INDAIATUBA
Vila Real Restaurante - Royal Palm Plaza - Resort Campinas

RESTAURANTES CONVIDADOS
HOLAMBRA - Bar e Restaurante Vila de São Paulo
INDAIATUBA - Le Triskell Bistrô
JAGUARIUNA - Bar da Praia
STO. ANTONIO DE POSSE - Bambu Bar e Restaurante
VALINHOS - Babbo Giovanni Pizzaria
VALINHOS - Ristorante Laura e Francesco
VINHEDO - Jensen Gastronomia
VINHEDO - Mestrino Ristorante

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...