terça-feira, 13 de setembro de 2011

CACHAÇA - A água que passarinho não bebe


Em 13 de setembro comemoramos o dia Nacional da CACHAÇA



A cachaça é genuinamente nacional. Sua história remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana de açúcar. O método já era conhecido e consistia em se moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida deixá-lo esfriar em fôrmas, obtendo a rapadura, com a qual adoçavam as bebidas.


Quando o caldo desandava e fermentava, dava origem a um produto que se denominava cagaça e muitas vezes era  jogado fora, pois não prestava para adoçar. Alguns escravos tomavam este caldo, com isso, trabalhavam mais felizes e entusiasmados.

processo de um Alambique

Com o tempo esta bebida foi aperfeiçoada, passando a ser filtrada e depois destilada, sendo muito apreciada em épocas de frio. O processo de fermentação com fubá de milho remonta aos primórdios do nascimento da cachaça e permanece até hoje com a maior parte dos produtores artesanais.




O BRASIL possui capacidade instalada de produção de Cachaça de aproximadamente 1,4 bilhão de litros. Atualmente, são mais de 40 mil produtores (4 mil marcas). As micro-empresas correspondem a 99% do total de produtores. Suas atividades agropecuárias incluem a produção de milho, feijão, café, e leite, entre outras, e a produção de Cachaça. O setor da Cachaça é responsável pela geração de mais de 600 mil empregos, diretos e indiretos.

Os estados brasileiros que mais se destacam na produção da cachaça são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.

Os principais estados consumidores são: São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Dos cerca de 1,4 bilhões de litros de cachaça produzidos anualmente no Brasil, 30% são de cachaça de alambique e 70% de cachaça de coluna ou industrial.

A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e no mercado nacional tem 86% do market share do mercado de destilados.

curiosidade: O apelido “Pinga” veio porque o líquido “pingava” do alambique.

beba com moderação.

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...