quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

"Ale" A cerveja



“Ale” é uma palavra arcaica que se refere a uma bebida alcoólica fermentada obtida a partir da cevada maltada. Atualmente, o que há de mais próximo a “Ale” tradicional, é a Real ale. 

As “ales” são feitas com lêvedo de alta fermentação a temperaturas de 15 a 25 graus Celsius por períodos de tempo mais curtos e temperaturas mais quentes dos que as cervejas do tipo “lager”. Geralmente, “ales tem maior teor alcoólico, são mais robustas e complexas que as “lagers”.

Antes da introdução do lúpulo na Inglaterra pelos holandeses no século XV, a nomenclatura “ale” era aplicada exclusivamente a bebidas fermentadas sem lúpulo, enquanto o termo “beer”(cerveja) era introduzido gradativamente para descrever o processo que utilizava lúpulo. Em um certo numero de estados Norte Americanos, em especial os do oeste, por lei, o termo “ale” deve ser usado para qualquer bebida fermentada a partir de grãos com um teor alcoólico superior ao do que legalmente se chama de “beer” (cerveja), sem levar em consideração o método de fermentação ou tipo de lêvedo usado. Esta distinção não é obsoleta, porem, idiossincrática.  

Existem numerosas variedades de “ales” na Grã-Bretanha assim como em outros paises, tal como a Mild Ale (mais leve), é uma cerveja mais doce e escura com relativamente pouco lúpulo; Pale Ale (clara), um pouco mais seca, de cor clara e um sabor de lúpulo mais evidente do que a “mild ale”; e bitter (amarga) e stock (encorpada) ales, o termo mais recente reservado para cervejas superiores



Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...