domingo, 6 de setembro de 2015

Páprica


Os primeiros a preparar a páprica foram os espanhóis, conhecida como pimentón, também foi cultivada na Turquia e por todo o Império Otomano. Para se fabricar a paprica as pimentas são secas e moidas

Paprica Defumada: as pimentas são sexas sobre fogueiras de carvalho, ganhando assim sabor defumado. 

Páprica  Doce:  muito utilizado pelos húngaros e na culinária indiana, tem o sabor adocicado é usada tanto para os pratos salgados (doce ou picante) como para doces, sendo muito comum o seu uso no preparo de carne bovina, aves, pratos de legumes e arroz. Também usada como decoração para alimentos de cor clara, peixes, carnes, sopas, molhos e no preparo do goulash.

Páprica Picante: Como o nome já diz, é  picante, com o sabor mais acentuado. Substitui  ou é acrescentada à páprica doce, nas mesmas receitas. Usada em pequenas quantidades no preparo de peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada pratos da cozinha espanhola e húngara, sendo o tempero principal do goulash.

Os benefícios apresentados pelo uso da páprica é a redução de dores cardiovasculares, efeito anti-inflamatório, estimulador da circulação sanguínea e muito boa para o sistema imunológico. 

Dica: Deixe para temperar  ao final do cozimento, pois se cozinhar demais a páprica ela  se torna amarga. Deve ser mantida em ambiente  escuro, para na desbotar. 

receita 















Arroz basmati  com Linguiça 

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz Basmati
2 gomos de linguiça toscana
1 gomo de linguiça calabresa
½ xícara de conhaque
2 dentes de alhos
1 cebola roxa
1 pimentão verde médio (o ideal é o vermelho)
2 ½ de caldo de galinha
1 tomate
1 colher rasa de páprica defumada
Sal
Salsinha e cebolinha

Modo de preparo
A linguiça deve estar sem pele e picada em cubinhos, a toscana pode ser despedaçada com a mão, o alho pode ser amassado ou colocado inteiros, a cebola, o pimentão e o tomate devem ser cortados em cubos pequenos (tire a semente do tomate). A salsinha e a cebolinha picadas só serão usadas para finalizar a receita.
Em uma panela de fundo grosso, doure a cebola e o alho, coloque a linguiça e deixe fritar até começar a grudar no fundo da panela mexa bem. Tire a panela do fogo, despeje conhaque e flambe os ingredientes. Junte o arroz, o pimentão, a páprica e sal, mexa por alguns minutos. Despeje a o caldo de galinha, tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Evite abrir a tampa neste tempo, se quiser conferir a água, mexa a panela ainda fechada e sinta como esta o movimento dos ingredientes.
Abra a panela e confira a textura do arroz, junte a cebolinha e a salsinha, misture e sirva ainda quente.


Dica

Fique atento, pois o arroz basmati e mais fino que o agulhinha, e cozinha mais rápido.
Se quiser fazer desta receita um risoto, troque o arroz pelo arbóreo, mas fique atento na quantidade de água que vai aumentar um pouco.
Para ficar neste formato, cortei o fundo de um pote de 
plástico para fazer de forma/molde.

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...